8 de abr. de 2010

Passaporte da Leitura - 2009

Passaporte de Leitura - 5ª Edição - 2009

No Passaporte de Leitura de 2009 trabalhamos com o escritor jornalista de Bom Jesus, Ernani Ssó. O projeto aconteceu de 3 de agosto à 15 de outubro. Abaixo transcrevemos o projeto.

As principais obras do escritor são:

Contos de Gigantes - Contos de Morte Morrida - O Túnel de Letras e o reino de pedra - No Escuro - Diabo a Quatro - Emblema da Sombra - Castelos e Fantasmas - O Edifício - Metrópolis - A aula da bruxa - Fome da Bruxa - A visita da bruxa - O Espelho da Bruxa.


Objetivo Geral
  • Proporcionar aos alunos e a comunidade escolar, a leitura das obras, para que conheçam os diversos contos, despertando a sensibilidade, dos temas narrados, para que de forma lúdica sejam apresentados os assuntos : morte e as diferenças humanas., proporcionando a participação no encontro com o escritor para perceber como se realiza o processo de produção de contos.

Objetivos Específicos

  • Possibilitar a leitura dos contos de maneira que os leitores façam julgamentos , que posicionem-se diante de situações e falem sobre seus sentimentos e emoções;

  • Desenvolver a habilidade de escutar com atenção e respeito a opinião do outro;

  • Explorar o estudo do vocabulário contextualizando a significação de palavras como uma marca linguística de sentido próprio regional ( estalajadeiro );

  • Ressaltar na contação de histórias a diversidade étnica e cultural enfocando o indígena e o afro-descendente, através do conto “ A Morte e o Paxá “ e a “ Morte e o Médico “.

  • Garantir um espaço efetivo de exploração da oralidade e expressividade;

  • Identificar as principais cidades do Planalto Riograndense, localizando o município de Bom Jesus e o e pico mais alto do estado;

  • Reconhecer as características típicas do povo de Bom Jesus;

  • Perceber a importância das lendas gaúchas como fruto da imaginação de um povo e parte marcante do folclore;

  • Caracterizar as personagens de acordo com a modalidade da língua, dos sentidos e dos efeitos produzidos por determinadas figuras de linguagem;

  • Desenvolver, através de jogos teatrais, as capacidades de: espontaneidade, imaginação, observação, percepção e relacionamento social;

  • Imitar, utilizando a linguagem de ação ( mímica ): pessoas, rituais, animais e objetos;

  • Dramatizar as histórias através do teatro, reconhecendo os elementos que caracterizam um conto;

  • Reconhecer a importância dos meios de comunicação na vida das pessoas para enviarem ou receberem notícias, saberem de fatos e relacionarem-se com o meio em que vivem;

  • Mostrar aos alunos a importância da pesquisa para levantamento de dados;

  • Trabalhar o sentido da palavra “ MORTE “ fazendo um contraponto através de outra cultura dismistificando a visão dolorosa do que a Morte representa na nossa cultura;

  • Proporcionar situações pedagógicas que envolvam o desenvolvimento contínuo da alfabetização estética, da participação coletiva e da apreciação das obras do escritor, através de jogos dramáticos, confecção de painéis para cenário das squetes apresentadas, realização de releituras das imagens que ilustram os contos por meio do processo de gravuras;

Ações a serem desenvolvidas na Escola:

  • Entrar em contato com a escola onde estudou o escritor para obter dados de sua vida escolar;

  • Apresentação da biografia do escritor;

  • Apresentação das obras do escritor, divulgando-as para os alunos e professores;

  • Apresentação através de vídeo de uma Festa Tradicional da Cultura Espanhola: El Dia de los Muertos ( No México ), procurando contextualizar com os contos do escritor com a obra de contos de Morte Morrida;

  • Serão enviados para as famílias dos alunos os contos: Contos de Gigantes e Contos de Morte Morrida;

  • A professora bibliotecária fará contação das histórias: Contos de Gigantes e Contos de Morte Morrida nos ambientes da escola com cenários confeccionados pelos alunos;

  • Os alunos do turno da manhã apresentarão os contos teatrando para os demais. Para este trabalho os alunos deverão incluir uma pessoa da família como personagem ou figurante da história;

  • Reeleituras das ilustrações dos contos com técnicas variadas;

  • Confecção dos painéis utilizando alguns materiais recicláveis, integrando ao Projeto: PreservAção, que está sendo desenvolvido na escola;

  • Organizar, na escola a Feira do Livro com algumas livrarias, oportunizando o contato dos alunos e a comunidade escolar com a bibliografia do escritor para autografar as obras no encontro com o mesmo, durante a 5ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul;

  • Durante a Festa Farroupilha serão apresentadas “ Maravillhas do Rio Grande do Sul “destacando a música do grupo “ Os Serranos “, em homenagem ao escritor, já que o grupo musical é de Bom Jesus, seus conterrâneos;

  • Convidar gaiteiros da comunidade para apresentar músicas do grupo, Os Serranos, com a participação de alunos cantando e dançando;

  • Convidar familiares dos alunos vindos de Bom Jesus, para participarem com apresentações de causos, declamação de poesias e outras atividades;

  • Organizar “Mostra Literária Cultural e Artística” de todas as atividades desenvolvidas pelos alunos e professores para serem apresentadas à comunidade escolar.

Turno: Manhã – 4ª a 8ª séries
Alunos de 4ª Série
  • Localizar e reconhecer a cidade Natal do escritor, no mapa do Rio Grande do Sul;

  • Identificar em qual microrregião do RS está localizado o município de Bom Jesus;

  • Confeccionar o mapa do RS identificando os principais municípios do Planalto Riograndense e destacar qual apresenta o ponto mais alto do estado: o Pico do Realengo;

  • Trabalhar com o dicionário conceituando a palavra pico;

  • Organizar um mural com as atividades desenvolvidas;

  • Após a leitura dos contos do escritor incentivar os alunos para contá-los em casa e alguns deles serão dramatizados em sala de aula.


Alunos de 5ª série

  • Entrar em contato através de correspondência com a Prefeitura de Bom Jesus, solicitando documentos sobre a história do município, tais como:

  • Livros;

  • Jornais

  • Artigos;

  • Curiosidades / Hábitos e Costumes;

  • Clima;

  • Relevo;

  • Vegetação

  • Agricultura;

  • Pecuária;

  • Comércio;

  • Atividades Culturais;

  • Destaque no artesanato do município;

  • Tipos de lazer;

  • Destaque na música;

  • Proporcionar estudos sobre o material recebido do município e após organizar mural.

  • Apresentação da pesquisa realizada para os alunos de 4ª série;

Alunos de 6ª série


  • Realizar um levantamento, através de pesquisa no bairro Jardim das Hortênsias para localizar moradores oriundos de Bom Jesus – RS;

  • Com os dados organizar gráficos destacando os municípios que integram a procedência das famílias da comunidade escolar;

  • Convidar algumas pessoas, moradoras da comunidade para falar sobre o município de Bom Jesus, aos alunos e professores da nossa escola, destacando a origem e desenvolvimento do município;


Alunos 4ª, 5ª, 6ª,7ª e 8ª séries


  • Confeccionar e organizar cenário e figurino dos personagens para a dramatização dos contos para toda a comunidade escolar.


Alunos 6ª, 7ª e 8ª séries

  • Trabalhar a significação da palavra “ morte “ enfocando reflexões sobre o porquê da “ morte “, como viver melhor e com qualidade de vida. Que perspectiva nos leva a viver melhor ?


Turno: Tarde – Educação Infantil ao 4° ano


  • Organizar cenário para contação de histórias;

  • Conceito de gigante: Grandioso, perseverante...

  • Contação da história: O Bobo e o Gigante pelas professoras;

  • Confecção de painéis alusivos aos contos do escritor, lidos também pelas famílias, as quais ajudarão na confecção do cenário e das vestimentas para caracterização dos personagens das histórias apresentadas.


Trabalhar a partir do conto: O Bobo e o Gigante

  • A família como grupo mais próximo do aluno;

  • As diferenças;

  • Valores: respeito, humildade, paciência.

  • Grupos de alunos apresentarão, dramatizando a reeleitura da história aos demais alunos.

Trabalhar o folclore brasileiro dando ênfase as Lendas do Folclore Riograndense, relacionando-as com os contos do escritor.


Professora Responsável: Lorena Doroti da Silveira Alves - Bibliotecária


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