1 de abr. de 2010

Artigo do Informativo "Sala de Aula" - 09/09

PRESERVAR É A PALAVRA DE ORDEM

(artigo do Informativo da Prefeitura de Caxias do Sul- SMED- setembro de 2009)

Para apreciar um ambiente escolar limpo, organizado e decorado de forma criativa pelos próprios alunos, basta entrar na E.M.E.F. Bento Gonçalves da Silva. É perceptível o comprometimento dos 254 estudantes com os três “Rs” - Reduzir, Reaproveitar e Reciclar.

Desde o começo do ano letivo, todos os estudantes participam do Projeto PreservAÇÃO. As atividades são desenvolvidas, de forma interdisciplinar, com as crianças da pré-escola e os alunos do Ensino Fundamental.

Os professores decidiram colocar em prática a proposta a partir da necessidade desenvolver uma consciência ambiental nos alunos, além de contribuir com a redução da produção de lixo e ensinar a separação correta de resíduos.

Tudo começou com trabalhos de pesquisa em livros, vídeos e filmes. Depois, o recolhimento de materiais recicláveis que deram origem a murais, painéis e jogos. Nessa experiência de transformar lixo em arte, um grande desafio foi criar o mascote da escola, batizado com o nome de Super Sucatinha. A aluna Tainara Mezzomo da Silva, de 14 anos, sintetiza o motivo do sucesso deste projeto: “ A criatividade das tarefas propostas nos estimulam. Não é só ler e interpretar textos. As atividades são muito legais”.

Porém, de todas as atividades desenvolvidas, a que mobilizou o maior número de alunos e de maneira mais intensa foi o “Pátio Limpo”. Na verdade, se trata da separação de resíduos orgânicos e recicláveis. “Eu fico ao lado das lixeiras durante todo o recreio orientando os colegas. E lá em casa também aumentou a separação dos resíduos”, conta o aluno Paulo César Vieira da Silva, de 16 anos.

O engajamento dos estudantes é tão grande que as professoras comemoram os resultados. “Esse projeto não é da escola, não é dos professores ou dos alunos. É da comunidade. Ele tem que sair daqui e ir para as casas, como já está acontecendo”, avalia a professora de Língua Portuguesa Leila da Rocha.

A diretora da escola resume o sentimento: “Estamos realizados enquanto professores, com o projeto. Hoje trabalhamos o ambiente escolar: O próximo passo vai ser trabalhar os indivíduos que estão inseridos neste ambiente. Pretendemos elevar a autoestima dos estudantes”, sintetiza Beatriz Dall'Agnol.

2 comentários:

  1. Fico muito feliz em saber que a Escola Bento Gonçalves tem um blog. Sou ex-aluna da Escola e, atualmente, sou professora de Inglês atuante na rede municipal de ensino. Adorei a iniciativa, pois naquela época não essas tecnologias não estavam presentes na escola. Percebe-se que a Bento, através dos ótimos projetos e da atualização dos professores acompanha o mundo globalizado. Parabéns a toda comunidade escolar!

    Morgana Kich

    ResponderExcluir
  2. A escola Bento vem fazendo projetos de muita qualidade, que bom que estão mostrando na rede seu trabalho. Espero que contem como foi o Festa da Uva Bento, que só pelos comentários sabe-se que foi nota 10!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário