"Os alunos foram gentilmente recebidos pela professora e monitora Marinês. Lá receberam uma aula teórica do funcionamento do Jardim Botânico e em seguida partiram para a trilha adquirindo muitos conhecimentos, tais como: idade das árvores através de seus anéis, a importância do xaxim, das águas etc.
Os alunos visualizaram as diferentes copas das árvores e conheceram a diferença entre o pinheiro macho e fêmea.
Conheceram o Jardim de Lineu, que existe em todos os Jardins B. do Brasil em homenagem ao botânico sueco Lineu, que inventou a nomenclatura padrão para várias plantas. Vimos algumas delas como a camélia e a lavanda.
Conheceram também a magnólia e sua semente e as 10 unidades de palmeiras.
Foi muito interessante também, ver aonde chega a água limpa da unidade de tratamento do bairro Serrano que em seguida corre para a Represa São Paulo. Nesta unidade existem plantas com raizes especiais para absorver o zinco e outros elementos prejudicias que existem na água.
No Jardim Botânico também pudemos conhecer o lindíssimo cactário, com muitas espécies.
Vimos o cactus da nossa região que devido ao desmatamento em algumas regiões, para o plantio do pinus, esta sendo extinto. Este cactário foi construido com uma verba recebida da Inglaterra (principe Charles).
Na entrada do Jardim existiam muitos pinus que estavam prejudicando a água da represa, por isso foram derrubados com liberação da Secretaria do Meio Ambiente para serem substituídos por plantas nativas. Mas a terra fica muito pobre com o pinus, é necessário que se faça um tratamento na terra pois a resina do pinus não deixa outra vegetação crescer. É necessário mais ou menos 6 anos para que sejam plantadas outras, por isso na entrada do Jardim encontramos tocos de árvores cortadas.
Parabenizo os responsáveis por esse local, pelo trabalho realizado pelas escolas, agradeço a acolhida."
Texto da diretora Beatriz,
O 1º Jardim Botânico no Brasil foi fundado pelo príncipe Maurício de Nassau em 1643 em Recife. Em 1808 com a vinda de D. João VI para o Brasil e a implantação do Jardim de Aclimatação, é fundado o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, considerado patrimônio nacional de extrema importância.
Existem no Brasil trinta e quatro jardins, os quais formam a Rede Brasileira de Jardins Botânicos, que por sua vez, é ligada a Rede Internacional que mantém intenso intercâmbio cultural e científico com todos os países integrados a ela.
O Jardim Botânico de Caxias do Sul foi criado pela Lei nº 3926 de 07 de dezembro de 1992. Foi destinada uma área de cinquenta hectares junto à represa São Paulo, na Bacia Hidrográfica do Arroio Dal Bó, acesso pela Rua Atílio Andreazza.
Os estudos para implantação do Jardim Botânico de Caxias do Sul tiveram ajuda do Professor Ronaldo Wasum, GAMAPLAN e a Secretaria da Agricultura. Até hoje o professor Ronaldo é o representante do Jardim de nossa cidade.
Além das caracteristicas de preservação, o Jardim busca a educação ambiental, Desde 1995 tem um Projeto de Educação Ambiental. Junto às Escolas Municipais, com palestras aos professores e alunos e visitação guiada á área do Jardim.
Jardim de Lineu
Texto Coletivo do Primeiro Ano da Tarde
JARDIM BOTÂNICO
No Jardim Botânico fomos observar as plantas e aprendemos mais sobre elas. Aprendemos que não podemos machucá-las, cortá-las, pois nossa alimentação depende delas.
Lá nos vimos araucárias, árvores com tronco rosa, ouvimos o barulho do rio, vimos o xaxim, uma planta em extinção, no cactário vimos o cacto vovô. Vimos também o Jardim de Linneaus e a orelha de pau que nasce no tronco das árvores que morrem.
Nosso passeio foi muito legal,aprendemos muito sobre os cuidados com as plantas.