17 de jun. de 2010

Xadrez na Escola Bento

Fazem 5 anos que o xadrez foi implantado na nossa escola, graças ao trabalho da professora Inára L. Francischelli.

Xadrez na Escola Bento

O xadrez é um jogo que desenvolve o raciocínio, a atenção, a concentração, a imaginação, a criatividade, a paciência e o autocontrole, enfim, melhora as habilidades cognitivas e afetivas, que são de suma importância para o desenvolvimento integral do indivíduo.

No início houve um pouco de resistência por parte dos alunos, pois achavam o jogo muito chato, mas aos poucos, começaram a adquirir o gosto pelo xadrez e jogá-lo com mais freqüência.

Há 4 anos é realizado um trabalho em conjunto com a professora Carla do 5º ano, onde as crianças na sala de aula conhecem a história do xadrez e suas regras e na Educação Física treinam na prática o jogo. Com este trabalho percebemos o grande interesse dos alunos nesta faixa etária, em aprender e jogar o xadrez, claro que ainda de uma forma lúdica e divertida.

Há 3 anos é realizado um campeonato de xadrez de 5ª a 8ª séries, onde os alunos interessados fazem suas inscrições para participar. Os jogos acontecem nas aulas de Educação Física e alguns alunos saem de outras aulas para jogarem suas partidas. Normalmente os jogos iniciam no mês de maio e terminam no mês de outubro onde é realizada a premiação com medalhas para os vencedores. Neste ano de 2010 temos 29 alunos do turno da manhã inscritos no campeonato.

A escola já participou dos jogos escolares, e no ano de 2009, a aluna Amanda Krauchemberg, ficou entre os primeiros colocados para participar da fase classificatória do regional na cidade de Nova Roma do Sul.

Gostaria de agradecer a Direção da escola, principalmente a Diretora Beatriz Dall'Agnol, pelo incetivo ao meu trabalho com o xadrez, pela compra dos jogos (atualmente a escola tem 13 jogos de xadrez), e pela liberação no turno de trabalho, (algumas aulas nos dias de compensação) para participar do curso Xadrez Básico com o professor Leonardo, oferecido pela SMED no ano de 2009.

Gosto de jogar Xadrez e também de ensiná-lo aos meus alunos, mas o que me deixa mais feliz, é quando consigo conquistar mais um adepto a este jogo maravilhoso.

Inára L. Francischelli, professora de Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário