29 de abr. de 2010

Jardim Botânico

Contemplando nosso projeto PreservAÇÂO, de 29 de abril a 5 de maio os alunos da Educação Infantil de 5 anos, 1º a 5º anos e 5ª série a 8ª séries foram visitar o Jardim Botânico.
"Os alunos foram gentilmente recebidos pela professora e monitora Marinês. Lá receberam uma aula teórica do funcionamento do Jardim Botânico e em seguida partiram para a trilha adquirindo muitos conhecimentos, tais como: idade das árvores através de seus anéis, a importância do xaxim, das águas etc.
Os alunos visualizaram as diferentes copas das árvores e conheceram a diferença entre o pinheiro macho e fêmea.
Alunos apreciandoa copa das árvores

Conheceram o Jardim de Lineu, que existe em todos os Jardins B. do Brasil em homenagem ao botânico sueco Lineu, que inventou a nomenclatura padrão para várias plantas. Vimos algumas delas como a camélia e a lavanda.
Uma parada no Jardim de Lineu

Conheceram também a magnólia e sua semente e as 10 unidades de palmeiras.

Magnólia


Foi muito interessante também, ver aonde chega a água limpa da unidade de tratamento do bairro Serrano que em seguida corre para a Represa São Paulo. Nesta unidade existem plantas com raizes especiais para absorver o zinco e outros elementos prejudicias que existem na água.

No Jardim Botânico também pudemos conhecer o lindíssimo cactário, com muitas espécies.
Vovô Cactus - 80 anos

Vimos o cactus da nossa região que devido ao desmatamento em algumas regiões, para o plantio do pinus, esta sendo extinto. Este cactário foi construido com uma verba recebida da Inglaterra (principe Charles).



Cactário

Na entrada do Jardim existiam muitos pinus que estavam prejudicando a água da represa, por isso foram derrubados com liberação da Secretaria do Meio Ambiente para serem substituídos por plantas nativas. Mas a terra fica muito pobre com o pinus, é necessário que se faça um tratamento na terra pois a resina do pinus não deixa outra vegetação crescer. É necessário mais ou menos 6 anos para que sejam plantadas outras, por isso na entrada do Jardim encontramos tocos de árvores cortadas.
Parabenizo os responsáveis por esse local, pelo trabalho realizado pelas escolas, agradeço a acolhida."
Texto da diretora Beatriz,

Um pouco de História

O 1º Jardim Botânico no Brasil foi fundado pelo príncipe Maurício de Nassau em 1643 em Recife. Em 1808 com a vinda de D. João VI para o Brasil e a implantação do Jardim de Aclimatação, é fundado o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, considerado patrimônio nacional de extrema importância.

Existem no Brasil trinta e quatro jardins, os quais formam a Rede Brasileira de Jardins Botânicos, que por sua vez, é ligada a Rede Internacional que mantém intenso intercâmbio cultural e científico com todos os países integrados a ela.
O Jardim Botânico de Caxias do Sul foi criado pela Lei nº 3926 de 07 de dezembro de 1992. Foi destinada uma área de cinquenta hectares junto à represa São Paulo, na Bacia Hidrográfica do Arroio Dal Bó, acesso pela Rua Atílio Andreazza.

Os estudos para implantação do Jardim Botânico de Caxias do Sul tiveram ajuda do Professor Ronaldo Wasum, GAMAPLAN e a Secretaria da Agricultura. Até hoje o professor Ronaldo é o representante do Jardim de nossa cidade.
Além das caracteristicas de preservação, o Jardim busca a educação ambiental, Desde 1995 tem um Projeto de Educação Ambiental. Junto às Escolas Municipais, com palestras aos professores e alunos e visitação guiada á área do Jardim.
Professora Fabiana e alunos -Maquete do Jardim Botânico

Jardim de Lineu

Segundo a professora Fabiana: "O passeio foi excelente, pois veio de encontro ao conteúdo de sala de aula. A monitora Marinês foi muito acessível em suas colocações, construindo relações, exemplificando e questionando os alunos. Adorei o Jardim de Lineu, soube que tem em todos os jardins botânicos, é uma homenagem ao Botânico e médico sueco Liné (1707 - 1778). Foi ele quem inventou o sistema científico de classificação dos animais usando a espécie como unidade básica. Ele também reuniu as espécies semelhants num mesmo grupo: o gênero. Ele criou um sistema de nomemclatura (binomial) para os seres vivos usando o latim para dar nome às espécies e aos outros grupos. Se não existisse essa nomenclatura a mesma espécie receberia vários nomes em línguas diferentes.


Vista do Jardim de Lineu


Texto Coletivo do Primeiro Ano da Tarde

JARDIM BOTÂNICO
No Jardim Botânico fomos observar as plantas e aprendemos mais sobre elas. Aprendemos que não podemos machucá-las, cortá-las, pois nossa alimentação depende delas.
Lá nos vimos araucárias, árvores com tronco rosa, ouvimos o barulho do rio, vimos o xaxim, uma planta em extinção, no cactário vimos o cacto vovô. Vimos também o Jardim de Linneaus e a orelha de pau que nasce no tronco das árvores que morrem.
Nosso passeio foi muito legal,aprendemos muito sobre os cuidados com as plantas.

12 comentários:

  1. Que legal que foi esse passeio
    Profe Vera

    ResponderExcluir
  2. A gente não foi, mas a gente aprendeu com os colegas que tem que dar valor as plantas do Jardim Botânico.

    LUIS HENRIQUE
    MARIA

    ResponderExcluir
  3. O jardim Botânico. Fomos no Jardim e gostamos muito. Eu gostei mais do Jardim de Lineu e do cactário.

    Beatriz

    ResponderExcluir
  4. O jardim botânico é muito legal. Eu gostei mais do Jardim de Lineu e do cactário.

    Beatriz do 5º ano

    ResponderExcluir
  5. Amei o passeio ao jardim BOTÂNICO,APRENDI MAIS SOBRE OS CACTUS,E TAMBÉM SOBRE AS PLANTAS EM EXTINÇÃO.
    ADOREI O BLOG DA ESCOLA .
    UM BIG BEIJO BÁRBARA !!!
    5º ANO.

    ResponderExcluir
  6. EU GOSTEI MUITO DO PASSEIO PARA O JARDIM BOTâNICO.
    FOI LEGAL VER AS ÁRVORES QUE EU NAO CONHECIA, OS CACTOS,
    A MAGNÓLIA,AS GALINHAS D'ÁGUA E AS MANCHAS ROSADAS DAS ÁRVORES QUE SIGNIFICA QUE O AR ESTA PURO E...É ISSO!

    MARCO ANTONIO E DAVI
    DO 5º ANO

    ResponderExcluir
  7. Eu Marcos gostei mais do passeio a parte que nós alunos da escola Bento FOMOS no JARDIM de LINEU e meu colega HENRIQUE gostou do cactário. AUTORES MARCOS E HENRIQUE DO QUINTO ANO.

    ResponderExcluir
  8. Amei o passeio ao Jardim Botânico. Aprendi mais sobre os cactus e sobre as plantas em extinção.
    Big Beijo Bárbara do 5º ano

    ResponderExcluir
  9. Eu aprendi um monte de coisas sobre as árvores e pinheiros, árvores que tinham manchas vermelhas,e outra coisa que eu gostei do pinheiro fêmea etc...e isso

    Samanta
    5º ano

    ResponderExcluir
  10. AMEI O PASSEIO LA EU APRENDI SOBRE O XAXIM E AS PLANTAS EN EXTINÇÃO.
    ADOREI O BLOG DA ESCOLA

    BIG BEIJOSSSSS GABRIELLE

    ResponderExcluir
  11. EU GOSTEI DO PASSEIO DO JARDIM BOTâNICO.
    GOSTEI DE VÁRIAS ÁRVORES DIFERENTES,AS MANCHAS ROSADAS QUE SIGNIFICAM QUE O AR ESTÁ PURO,VI OS CACTOS,E A MAGNÓLIA.



    MARCO ANTONIO E DAVI
    5ºANO ESCOLA BENTO GONCALVES

    ResponderExcluir
  12. lari,mary,carol e nessa28 de maio de 2010 às 04:21

    Aprendemos várias coisas legais que ñ sabiamos. Sobre o jardim de Lineu,o Xaxim que sobreviveu a vários anos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário